Tamanho do texto A- A+


PROJETO VIDA SAUDÁVEL - ÁREA EDUCAÇÃO E SAÚDE /
Terça, 05 de abril de 2011, 12h04

Projeto Vida Saudável - Área Educação e Saúde

1.0  Identificação
1.1Título: Projeto Vida Saudável
1.2 Área: Educação e Saúde
1.3 Segmento:  Curso e palestras
1.4 Autor do Projeto: Hely Moreira / Assistente Social

2.0 Objetivo Geral :
- Estabelecer 08 Metas do Milênio pela Organização das Nações Unidas (ONU) conhecidas no Brasil como formas de mudar o mundo. Estas metas são baseadas na constante busca pela erradicação da fome e a miséria, educação de qualidade, igualdade, redução da mortalidade infantil, melhora da saúde de gestantes, combate à doenças, elevação do desenvolvimento e também, a promoção da qualidade de vida que é um dos pilares do Instituto e um dos principais objetivos do Projeto Vida Saudável  abril/2011.

3.0 Objetivo Específico:
1) Disseminar conhecimento e informações importantes a saúde e a economia doméstica em geral para colaboradores internos e seus familiares, voluntários e para a comunidade do Rio dos Peixes;
2) Promover ações de educação alimentar, visando elevação do nível de saúde da comunidade dos Rio dos Peixes, através de uma alimentação de alto valor nutricional e de baixo custo.
3) Quebrar paradigmas referentes à utilização e preparo de alguns alimentos, verduras, frutas e legumes;
4)  Oportunizar informações, conhecimento e capacitação da comunidade rural do Rio dos Peixes para no futuro desenvolver produtos para o consumo e até para comercialização;
5) Desenvolver e profissionalizar pessoas no manuseio de reaproveitamento alimentar para trabalharem em creches, hotéis, hospitais, Centros Comunitários e Escolas.
6) Treinar merendeiras da escola do Rio dos Peixes;

4.0 Justificativa
Com o  agravamento da situação socioeconômica da população e o crescente estudo relacionado a alimentos, a saúde e a qualidade de vida, o Curso sobre Reaproveitamento Alimentar vem promover as ações de educação alimentar, mediante orientação didático-pedagógica, visando à elevação do nível de saúde da comunidade cuiabana, em especial a do Rio dos Peixes, através de uma alimentação de alto valor nutricional e de baixo custo. Em fim,  esse curso vem somar em todos os sentidos econômico, educacional, cultural , alimentar, e conseqüentemente na vida e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Nos últimos anos o reaproveitamento dos alimentos tornou-se vital na vida das pessoas. Os estudos comprovam a importância de diversos alimentos, cascas, talos que eram desperdiçados, jogados nos lixos.
Diante dessa realidade o Instituto Canopus em parceria com o Sesi – Alimentação Inteligente do Cozinha Brasil vem proporcionar conhecimento e capacitação profissional para os participantes e principalmente para a comunidade rural do Rio dos Peixes que a muito tempo sonha com realização desse projeto, pois é uma região turística, com presença de muitas Pousadas, Hotéis, Restaurantes e escola, onde com certeza a comunidade local poderá colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Norteado por estes princípios, o trabalho voluntário é apoio importante para a realização desta iniciativa que conta com a atuação consciente de empresas e entidades para a melhoria das condições de vida da população e comunidade do Rio dos Peixes.
Segundo a Coordenadora de Projetos do Instituto Canopus, Hely Moreira, “a participação de parceiros é vital para promover a inclusão social e levar qualidade de vida para população beneficiada.”

5.0 Metodologias:
O Curso será ministrado pelos técnicos (01 nutricionista e 01 auxiliar de cozinha) designados pelo SESI-MT, que ministrarão na cozinha uma modalidade de curso dentro do programa “Cozinha Brasil” – Alimentação Inteligente, com aulas teóricas e práticas.
O SESI disponibilizará a Unidade Móvel e os materiais necessários ao desenvolvimento do programa, bem como (certificado, livro de receita e bloco de anotações) .
O Curso será dividido em parte teórico e prática através do manuseio e desenvolvimento de receitas.
No Final do curso teremos a degustação pelos participantes e profissionais envolvidos.

6.0 Divulgação
A divulgação será panfletos, folders e faixa para comunidade local e no Instituto Canopus a comunicação será através de e-mail, CIC para os colaboradores internos, faremos também visita a diretora da escola, convite para Liderança local.

6.1 Inscrições
As inscrições serão feitas do dia 14 de março a 31 de março de 2011, confirmando participação  pelo e-mail helyinstituto@gmail.com ou pelo telefone 9997-8456 ou 3628-2017 contato Hely.

7.0 Realização do Evento:
7.1 Dia/Local: Será realizado no dia 16.04.2011, na Chácara do Grupo Canopus.
7.2 Duração: 10 horas (8: 00 horas às 12:00 horas e das 13:30h a 17:30horas)
7.3 Estimativa de Público: 60 pessoas incluindo (colaboradores internos e familiares, voluntários e comunidade rural local) acima de 18 anos;

8.0 Almoço:
O almoço será oferecido pelo Instituto Canopus na Chácara do Grupo Canopus – Rodovia Manuel Pineiro KM 26 às 12:00 horas.
8.1 Camisetas:
Os participantes deverão usar a camiseta do Instituto Canopus.

9.0 Pontos Fortes
- Projeto profissionalizante;
- Estreito relacionamento com parceiros, colaboradores e comunidade;
- Oportunidade de desenvolver pessoas e colaboradores internos;
- Propiciar conhecimento, informações e qualificação profissional;
- Aumentar a auto-estima da comunidade local e dos participantes;



0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Confira também nesta seção:

Últimas Notícias

Ultimas Noticias

Vídeos



Mais Videos

Próximas Reuniões

Voluntários e interessados no trabalho do Instituto Canopus se reúnem mensalmente, confira a data das próximas reuniões e participe, junte-se a nós!

agenda completa

Informativo

newsletter

Cadastre-se e receba informações do Instituto Canopus em seu e-mail.






Intranet






Acessar

Acessos

961352