Tamanho do texto A- A+


PROJETO CRIANÇA FELIZ 2011 / CUIABÁ
Sexta, 15 de julho de 2011, 15h12

PROJETO CRIANÇA FELIZ 2011

1.0  Identificação
1.1Título: PROJETO CRIANÇA FELIZ 2011
1.2 Área: Social / Educação / Cultura
1.3 Segmento:  Dança, Música, Contação de Hístória, Brincadeiras e Jogos

2.0 Objetivo Geral:
Realizar o Dia da Criança Feliz,  um dia realmente feliz, diferente e inesquecível, aliando cultura, arte e educação, num ambiente saudável e familiar. Será uma tarde cultural apresenta pelas próprias crianças do bairro São João Del Rei e mediações e crianças filhos de voluntários do Instituto Canopus em integração.
O objetivo das Instituições parceiras é proporcionar FELICIDADE com EDUCAÇÃO, estimulando as potencialidades, os talentos das crianças e jovens, contribuindo assim, na formação de uma identidade e uma consciência crítica, reflexiva perante a sociedade oferecendo meios para se desenvolverem profissionalmente, melhorando sua qualidade de vida e de sua família.
Acreditamos que, despertando a dança, a música, a leitura, sensibilidade a cultura, incentivando os dons e talentos de cada criança teremos um mundo  melhor.

3.0 Objetivo Específico:
- Proporcionar um dia alegre, feliz e cultural para as crianças de 7anos a 14 anos do bairro São João Del Rei e mediações;
- Distribuir mochilas escolares como presente para utilizarem para estudo e outras atividades;
- Demonstrar o potencial das crianças através das apresentações de dança, música, teatro e contação de histórias;
- Estimular talentos adormecidos;
- Incentivar uma alimentação saudável incluindo no lanche oferecido, verduras e frutas;
- Criar hábitos saudáveis e importantes na família e na comunidade como: Jogar lixo no lixo;
- Proporcionar acesso a brinquedos, jogos e apresentações artísticas  que desconhecem e não tem acesso devido a baixa renda dos pais e principalmente pela ausencia  de infra estrutura do bairro onde vivem, pois não possuem praças, associação de bairros, igreja, centro comunitário, quadras, jardins, etc;
- Trabalhar os talentos, valorizando a auto-estima, auto-imagem, a formação enquanto cidadão, tirando-os da situação de vulnerabilidade e risco;
- Incentivar a leitura, o estudo para que no futuro possam em condições de igualdade, competir no mercado de trabalho e ingressarem no ensino superior sem perder sua identidade, sendo homens e mulheres de princípios e valores.

4.0  Justificativa
Nos últimos anos a capital do estado de Mato Grosso, teve um crescimento considerável e com isso houve um agravamento nas questões sociais e econômicas, o que afeta o desenvolvimento sócio-educativo e cultural de nossas crianças e jovens.
A realidade das crianças e adolescentes brasileiras têm um quadro expressivo de situações difíceis e posturas excludentes. A situação de desigualdade social, política e econômica encontrada no Brasil têm influência direta na dinâmica familiar e no aumento do número de crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal.
Diante dessa realidade o Instituto Canopus em parceria com a Cufa e Fundação André Maggi, vêem oferecer um dia Feliz a essas crianças do bairro São João Del Rei, como forma de amenizar as deficiências e combater toda forma de violência infanto-juvenil e situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Diante desse contexto o Projeto Criança Feliz é um evento social que propicia orientações necessárias para o desenvolvimento da condição cidadã, tornando-os atentos a seus direitos e deveres sociais, evita a evasão escolar, resgata a auto-estima, reforça os laços familiares, desperta para atividades culturais e capacita-os para o mercado de trabalho evitando assim a ociosidade que aumenta todo tipo de assédio a crianças e jovens. 
O presente projeto será realizado no bairro São João Del Rei, onde estatisticamente mostra uma população enorme de crianças e um índice muito grande de marginalidade, entorpecentes e prostituição crescendo a cada dia, profissões de baixa remuneração e valorização, baixa estima, profissões de baixo retorno financeiro, uma vez que mal conseguem estudar objetivando maiores pretensões.

5.0 Metodologias:
O evento “Criança Feliz 2011” ocorrerá no CECC – Centro Esportivo e Cultura CUFA, no bairro São João Del Rei das 13:00 horas às 18:00 horas.
O evento começará às 13:00hs com a abertura dos portões para a acolhida das crianças por voluntários para  identificação das mesma com pulseira no braço.
A pulseira tem o objetivo de quantificar as crianças participantes e controle da distribuição dos presentes.
O evento terá apresentações culturais, começando pelo canto do Hino Nacional e fala dos Presidentes das Instituições. Em seguida segue a programação das apresentações:
- Contação de Histórias;
- Guris do Rep;
- Dança do Ventre;
- Grupo de Dança da CUFA;
- Nico e Lau
As crianças durante o evento participarão das atividades conforme sua opção, respeitando filas sempre coordenadas por 2 voluntários;
-  Sala de Jogos  (Flipper etc.....;
- Brinquedos (Pula-Pula, Piscina de bola, Air Games, Tombo Legal, Mini Carrosel;
- Pinta desenho e pinta cara;

- Será distribuído no evento:
- Lanches (sanduíche frio);
- Refrigerantes;
- Picolés;
- Doces (guloseimas)  e Frutas.- Doces (guloseimas)  e Frutas.
* Para cada atividade teremos uma Coordenação e (2 a 4 voluntários), conforme a necessidade.

5.1 Divulgação
A divulgação será através da internet (todos os meios), do boca a boca, carro de som, faixas e banner.
Nas Instituições Cufa, Instituto Canopus e Fundação André Maggi a divulgação será via internet, e-mail, Comunicado Interno, CIC, telefones, etc;

6.0 Realização do Evento:
6.1 Dia/Local: Será realizado no dia 08.10.2011, no CECC- Centro Esportivo e Cultural CUFA no Bairro São João Del Rei.
6.2 Duração: 13:30 horas às 18:00 horas
6.3 Estimativa de Público: 350 crianças ( familiares e voluntários)
6.4 Camada da população/Quantos/Faixa Etária:
O projeto atenderá as 300 primeiras crianças carentes do Bairro São João Del Rei  na faixa etária de 7 a 12 anos.

7.0 Atrações:
- Dança
- Música Guris
- Dança do ventre
- Contação de Histórias;
- Apresentação Nico e Lau;

8.0 Pontos Fortes
- Criar um projeto fixo no calendário anual;
- Fortalecer parcerias;
- Propiciar conhecimento e oportunidades a crianças carentes;
- Descobrir talentos;
- Aumentar a auto-estima dos jovens;



0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Confira também nesta seção:
15.07.11 15h12 »  PROJETO CRIANÇA FELIZ 2011

Últimas Notícias

Ultimas Noticias

Vídeos



Mais Videos

Próximas Reuniões

Voluntários e interessados no trabalho do Instituto Canopus se reúnem mensalmente, confira a data das próximas reuniões e participe, junte-se a nós!

agenda completa

Informativo

newsletter

Cadastre-se e receba informações do Instituto Canopus em seu e-mail.






Intranet






Acessar

Acessos

961312